jusbrasil.com.br
18 de Junho de 2021

Leilão - Site fraudulento de leilão

Vivian Ribeiro, Advogado
Publicado por Vivian Ribeiro
há 5 meses

O advento da tecnologia não trouxe somente as benesses da vida moderna, mas também a insegurança quanto aos golpes aplicados pelos meios eletrônicos, em especial destacamos os golpes em leilões.

Atenção arrematantes/licitantes!!!

Tem meliante aplicando golpe na praça, no qual se faz passar por alguma empresa de leilão/leiloeiro para realizar o leilão de bens INEXISTENTES e, após receber o valor da propriedade, o golpista desaparece sem deixar rastro.

Alguns cuidados podem evitar dor de cabeça no futuro, anota aí!.

1- Verificar se o leiloeiro é credenciado na Junta Comercial do Estado, condição indispensável para o exercício da atividade de leiloeiro;

2- Verificar se o site do leiloeiro tem terminação “.com.br”, pois se for apenas “.com” NÃO estará sediado no Brasil, logo dificultará o rastreamento e a localização pela Polícia;

3- Consultar se o endereço comercial do leiloeiro descrito no site é verdadeiro (ex. Google maps, visitar o local, ligação para o telefone fixo, dentre outras medidas assecuratórias;

4- Pesquisar os dados do leiloeiro oficial em site de reclamações, tal como reclame aqui.

5- Após arrematado o imóvel ou veículo, o licitante recebe o contato da empresa/leiloeiro, com os dados bancários do leiloeiro para o crédito da comissão, bem como do vendedor (Banco) para efetuar o pagamento do bem arrematado. Logo, o valor total da propriedade arrematado não irá para uma única conta, pois normalmente o banco emite um boleto de pagamento, no qual o cedente é o "Banco" e o "CNPJ", informações de fácil confirmação.

6- Não efetivar o pagamento do lote em conta corrente de terceiros ou pessoa física. Isso não acontece na prático e com leiloeiro oficial.

7- E, caso tenha sido vítima do golpe do leilão, imediatamente deverá lavrar o Boletim de Ocorrência perante à Delegacia de Crimes Virtuais, munido de todo o acervo probatório existente, com vista a dar subsídios as investigações.

É importante mencionar que, as fraudes nos leilões ocorrem com mais frequência com veículos que imóveis. De qualquer forma, caso seja uma vítima, adote imediatamente mas medidas acima, a fim de tentar recuperar o capital investido, bem como e responsabilizar criminalmente os meliantes envolvidos no golpe.

Arremate esta dica e bons negócios.!!

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)